quinta-feira, 28 de agosto de 2014

OSTEOARTRITE EM MÃOS


 
 
Osteoartrite de Mãos ou também chamada de Nodal é mais comum em mulheres do que em homens, relação 10:1,  tendo seu início por volta da 4ª e 5ª década da vida. Via de regra, seu início coincide com as alterações hormonais próprias da menopausa.
Normalmente o acometimento de mãos é do tipo simétrico e bilateral, podendo ocorrer tanto em articulações interfalangianas distais quanto as proximais. O acometimento das interfalangianas pode ser, por vezes, indolor, sendo que algumas pacientes só se dão conta da importância e da gravidade desta doença quando as deformidades já estão instaladas.
Quando o comprometimento articular é das interfalangianas proximais, são estas chamadas de nódulos de Bouchard enquanto, o acometimento de interfalangianas distais são denominadas nódulos de Heberden.
Um acometimento específico da articulação trapézio/metacarpiana ou escafo/trapeziana denominada de Rizartrose ou artrose da base do polegar, leva muitas vezes uma dificuldade na capacidade de apreensão em pinça, com muita dor local.
Há dor e calor local em formas mais erosivas, rigidez matinal que não dura mais que 30 minutos, o que diferencia com Artrite Reumatóide, aonde o prazo de rigidez é maior.
Geralmente essa localização tem participação genética.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário