terça-feira, 16 de setembro de 2014

ERISIPELA X CELULITE

Tanto Celulite como a Erisipela são infecções de pele. Ambas as condições apresentam calor local, eritema, edema e dor, além de febre e linfangite.
Causas de Erispela e Celulite:
- Cortes e feridas simples, Eczemas, Impetigo, Varicela, Picadas de inseto, Unha encravada, Onicomicose, uso de drogas endovenosas, queimaduras, mordidas de animais, obesidade, Diabetes Mellitus, uso de corticóides, imunossupressão, pacientes com edema crônico - Insuficiência Venosa Crônica.
Tratamento:
  • Cefalosporinas de 1a Geração - Cefalexina 500mg 6\6 horas 7 dias, Cefalotina ev
  • Clindamicina 250mg oral 2x ao dia pr 7 a 14 dias.
  • Eritromicina 500mg 6\6 horas 7a 14 dias. 
  • Penicilina via oral ou ev.
  • Vancomicina em casos mais graves.

A Erisipela é uma infecção mais superficial da pele, com marcante envolvimento de vasos linfáticos da derme. Na Erisipela típica, a área de inflamação destaca-se com algum relevo, indicando uma demarcação nítida entre o tecido envolvido e o normal. É causada pelo Estreptococos B-hemolítico e mais raramente o Staphylococos aureus. Mais comum em idosos e crianças. Podem haver formação de bolhas.



ERISIPELA EM COXA MOSTRANDO A DEMARCAÇÃO NÍTIDA ENTRE PELE NORMAL E INFECTADA


A Celulite é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Atinge derme mais profunda e tecido subcutâneo, e nem sempre é clara a distinção entre tecido infectado e não infectado. S. aureus e estreptococos do grupo A são os agentes etiológicos mais comuns, além de Haemophilus influenzae, bacilos gram negativos e fungos como o Cryptococcus neoformans. Pode haver sepse e supurações mais profundas.

CELULITE
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário